468x60

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Sobre Crônica

Há quem acredite que hoje, todos leem menos. Há quem aposte no contrário, que com a ascensão de usuários da internet e o aumento da inclusão digital, o mundo está mais informado, lendo muito mais. Numa coisa todos concordam, o tempo está muito mais corrido e a necessidade da objetividade da informação é cada vez mais explícita. O gênero que parece suprir toda essa redução de disponibilidade de tempo é a crônica.
Martha Medeiros, cronista gaúcha
A crônica se põe entre o jornalismo e a literatura e tem diversos motivos pra ser lida, apreciada e escrita. É dotada de características cotidianas e assuntos comuns ou ‘banais’, o que proporciona ao leitor uma maior possibilidade de ‘interação’ com aquilo que se está lendo; pode se utilizar de ironia, de humor, de sarcasmo e de uma linguagem mais informal, mais coloquial; seu texto é curto, é um tipo de leitura rápida, informativa, espontânea, completa e às vezes (muitas!) formadora de opinião.
É um ótimo pontapé inicial para quem ainda não se descobriu na leitura e é uma opção indispensável pra quem não dispõe de tempo, mas não desperdiça um bom livro. Um livro de crônicas pode ser lido enquanto se espera um ônibus, nos minutinhos do café, no intervalo das aulas e tem a vantagem de não ter uma continuidade do início ao fim, ou seja, não precisa reler pra se situar na história.
É possível encontrar em nossas livrarias livros muito bons e o Brasil é formador de ótimos autores do gênero como o sempre genial Luis Fernando Veríssimo(autor de ‘Comédias da Vida Privada’), a intensa Lya Luft (autora de ‘Pensar É Transgredir’) e Martha Medeiros (autora de ‘Doidas e Santas’), cronista gaúcha que no correr dos últimos anos tem despertado atenção dos leitores pelos seus textos inteligentes e bem-humorados.
Ler é indispensável, é uma das melhores formas de se informar, de se entreter. Mesmo em tempos de tecnologia, da era da internet, onde todos querem tudo pra ontem; perder-se em um livro ainda é o maior consolo e a melhor forma de aprendizado. Não importa o tempo, não importa a idade. Sem desculpas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário.

 
Eu tô no ar © 2011 | Designed by Equipe Eu tô no ar.