Já faz parte do nosso dia-a-dia andarmos pela cidade e nos depararmos com moradores de rua. Mulheres, homens, crianças, idosos... Dormem pelas ruas em calçadas de lugares que entendem como melhor ou em qualquer lugar quando o cansaço e a fome acaba os dominando.
São vários os problemas que vêm à tona quando o assunto é morador de rua. São pessoas que vivem sem nenhum conforto ou qualquer oportunidade de vida, entregues às oportunidades corriqueiras que a rua lhes oferece como meio de sobrevivência. Crianças que estão pelas ruas, sem direito à educação, sem direito à infância e diria até que sem direito ao afeto, já que o mundo em que vivem é consequência das dificuldades que os rodeiam, um mundo de comportamentos aparentemente frios. É impossível imaginar um terço do que aquelas pessoas vivem. Pior ainda é olhar para toda essa situação e perceber que nós não podemos fazer nada à respeito e que quem deveria estar prezando por uma melhoria continua deixando a desejar.
Morador de Rua |
Outra aspecto que é fácil de imaginar é como a situação deve piorar nesses períodos mais frios do ano. Viver nas ruas já é difícil numa temperatura considerada "normal" imagina quando essas temperaturas caem consideravelmente? Nós que estamos em nossas casas, abrigados, com casacos, lençóis, edredons, aquecedores e todo tipo de conforto sentimos a mudança de temperatura. E eles? Como deve ser uma noite pelas ruas, tentando se proteger do frio, com pedaços de papelão ou lençóis velhos que na verdade já não adiantam?
Um exemplo que podemos dar a essa situação é o caso da cidade de Maceió. A capital alagoana tem temperatura média de 25º C durante todo o ano, bastante quente não? Quando chega esse período chuvoso as coisas mudam. As temperaturas não caem muito, geralmente ficam em torno de 22º C ou 23º C, no mínimo 20º C, mas para nós que estamos acostumados com um clima mais quente a mudança de temperatura é realmente relevante.
Os dias e as noites chuvosas castigam ainda mais essas pessoas que têm a rua como lar. Se antes essas pessoas já sentiam frio, agora com o período chuvoso as coisas devem ficar muito mais difícil. Essa é uma realidade que é cenário de muitas cidades em nosso país, as pessoas acabam se tornando vítima do descaso do governo e das condições naturais que como sabemos não ajudam muito.
Moradores de rua já morreram por não aguentarem o frio, como casos de cidades como Curitiba e Londrina, mas é claro que isso não se limita somente a essas cidades, deve existir muitos outros casos espalhados pelo Brasil à fora e que nós simplesmente ignoramos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário.