468x60

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

País de um único esporte

            Com o início do Campeonato Brasileiro, os ânimos em relação ao futebol se exaltam ainda mais. Todos os olhares da imprensa esportiva se voltam para essa liga, opinando sobre quem será o campeão, quem será o artilheiro, quem cairá para a divisão de acesso. Parece que tudo de mais importante no esporte nacional só se encontra nesse campeonato. Não parece, infelizmente é o que realmente acontece. 
           O futebol, hoje, é considerado o esporte dos brasileiros, mas ele só tomou forma no país na década de 10, com a implantação do profissionalismo. Houve quem dissesse que ele não “pegaria”, “Estrangeirices não entram na terra do espinho” afirmou Graciliano Ramos. Infeliz comentário. O futebol “pegou”, cresceu e, aos trancos e barrancos, se consolidou.
           É estranho, às vezes até paradoxal, pensar que um país tão imenso é exclusivamente dominado por um único esporte. Será porque não haja torcedores e entusiastas nos outros esportes? Será que não revelamos talentos que não usem chuteiras? Todas essas perguntas têm um gigante não como resposta. Talentos é o que mais, mas a maioria deles se perde por não darem continuidade à prática, já que não existem campeonatos profissionais fortes. O que realmente falta é investimentos e um olhar mais atencioso dos governantes para com o esporte em geral.
          O Brasil tem pontecial para ser uma potência olímpica, mas a sociedade tem que mudar essa visão de que o esporte é somente entretenimento puro e acreditar que a prática esportiva é, junto com a educação, o meio que possibilita a mudança de um país, através da socialização e respeito ao próximo, valores embutidos em todo jogo com bola, peteca, dardo ou quer que seja.
            É claro que há exemplos de crescimento em muitas modalidades, como o fortalecimento da Superliga de Vôlei e do NBB (Novo Basquete Brasil), campeonatos que estão se consolidando, mas ainda pecam pela pequena abrangência territorial. Já houve momentos piores na história do esporte brasileiro e esperamos que o futuro tragam, junto com as Olimpíadas no Rio, uma plena satisfação de todo brasileiro com o esporte, pois ele é mais que um simples hobby, é o caminho para a mudança, é um estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário.

 
Eu tô no ar © 2011 | Designed by Equipe Eu tô no ar.